Charizard |
Dragonite |
Para um Pokémon atacar, é necessário "equipá-lo" com uma Carta Energia. Quando um Pokémon tem um ataque para o qual é necessário certo número de energia e o tipo das energia equipada nele é igual ao constante na carta, o Pokémon pode atacar e causar dano no adversário. Alguns ataques têm um efeito que vai além do dano. São os status Paralisado, Envenenado, Queimado e Dormente. Como efeitos pela paralisia e pelo sono o Pokémon fica impossibilitado de atacar até perder esse status. Os efeitos do envenenamento e da queimadura são a perda de certo número de Pontos de Vida do Pokémon com esse status. Além dos status, há mais dois efeitos que não são ataques que podem atrapalhar o adversário. Esses efeitos têm o nome de Poké-Body e Poké-Power. Poké-Body age no Pokémon passivamente, como procurar por outras cartas no baralho, melhorar sua defesa, entre outros, e Poké-Power age como um optimizador do ataque da carta.
Cartas Pokemon
Ho-oh |
As cartas de Pokémon são divididas em Pokémon Bebê, Básico, Estágio 1, Estágio 2, Estágio Level Xe "Estágio Legend".
Elas mostram todas as informações sobre o Pokémon, como ataques, habilidades, evoluções, fraquezas e resistência.
Os Bebês têm 30 ou 40 HP (pontos de vida), e são os mais fracos do jogo, mas têm uma habilidade em comum. Todas as vezes que forem ser atacados, o atacante joga uma moeda. Se der coroa, o ataque não funciona. Os Pokémon bebê podem evoluir para um básico. Esse tipo de carta deixou de aparecer depois da expansão EX Ruby and Sapphire, tornando-se a partir daí, tipo Básico.
Imfernape |
Os Pokémon Básicos podem evoluir de um bebê ou não. Eles geralmente têm HP baixo, são comuns, têm ataques fracos e não precisam de tanta Energia. Um pokémon bebê é considerado um básico com a habilidade "Evolução do Bebê" (ou "Baby Evolution", se a carta estiver em inglês).
Para chegar no Estágio 1, os Pokémon precisam evoluir (Veja mais adiante "Evolução") de um Básico. Normalmente têm 70, 80 ou 90 HP (pontos de vida) Os seus ataques são mais poderosos e precisam de mais energia. Eles também podem ser especiais, com a palavra "Light" ou "Dark" (Sombrio) no nome.
Os Pokémon no Estágio 2 são os fortes. Tem ataques que precisam de mais Energia. Geralmente são raros e holográficos e podem ter entre 90 a 140 HP. São evoluídos dos Pokémon do Estágio 1.
Os Pokémons no Estágio Level X. são os mais raros e fortes, precisam de mais energia, possuem de 100 HP para cima e são os menos comuns.
Cartas Energy, Trainers, suportes e estágios
Energia Arco-íris |
Existem 4 tipos de cartas Trainer. As normais, as estádio, as ferramentas Pokémon e as cartas de suporte.
As normais podem fazer você comprar cartas (como Bill), recuperar um Pokémon (como Poção), colocar um Pokémon Básico no campo (como Poké Ball), pegar uma carta Energy no baralho (como Busca de Energia) e até evoluir para um Pokémon (como Fóssil Misterioso).
As cartas de suporte, conhecidas como apoiador na tradução brasileira, só duram um turno. Elas tem muitos efeitos como pegar três e cartas e descartar uma ou pegar 3 cartas suporte ou estádio e mostrar ao adversário. O fato curioso dessas cartas é que quando essas cartas deixaram de ser Trainer, não receberam mais tradução, ficando, somente, Supporter.As cartas estádio causam diversos efeitos, como impedir mais de 5 Pokémon no campo , dar a chance de puxar várias cartas (como Speed Stadium) e muitos outros mais. O fato curioso dessas cartas é que quando essas cartas deixaram de ser Trainer, não receberam mais tradução, ficando, somente, Stage.As ferramentas Pokémon devem ser ligadas a um pokémon. Elas podem recuperar um Pokémon (como Fruta Oran).
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